Arroz Carreteiro !!!!






Olá Amigos !!!
Como foram de Páscoa ??? Espero que muito bem !
A cerca de mais ou menos 15 dias um amigo do Twitter, o Douglas @mesquita_dj , me manda o seguinte - " @cheffininho, tá na hora de um arroz carreteiro né ???  " 
Vou confessar uma coisa, aquilo me soou como um desafio pessoal .
Por que ?
Já falei várias vezes aqui que o meu contato na cozinha sempre foi muito intenso .
Voltei nas épocas que viajava pra praia ainda criança, um um amigo do meu pai , espanhol, cozinhava muito, e arroz pra ele sempre tinha que ter alguma coisa. 
Eram os famosos " empapaos " , arroz com frutos do mar...uma espécie de risoto sem o menor compromisso !
Mas o que de fato me trouxe o desafio era de que, como eu mostraria no passo a passo um arroz com tantos ingredientes deliciosos, e algum acompanhmento a altura !




Foi então que me veio na cabeça....por que não um maravilhoso ...



Assado de Tira !
De Angus .....já que é pra valorizar o prato do amigo, já vamos com tudo !!!


São pequenos pedaços de paraiso ....não tem como descrever isso ...


A marmorização da carne, pedaços uniformes...sem igual !


Eu coloquei no aluminio, pouco de sal..


E foi pra churrasqueira por volta de 2 horas da tarde !
Bom, o Arroz Carreteiro é um prato tipicamente Gaúcho .
Conta-se que os tropeiros viajavam longas distâncias levando seu gado, e os carreteiros levava os mantimentos.
Como não se tinha geladeira, eles levavam o charque e o arroz, que durarvam vários dias de viajem .
O Carreteiro preparava a comida, adorada por todos da tropa por trazer a energia de que tanto precisavam.
E o arroz era feito nas panelas de ferro, muito comuns na época.
Assim sendo, esperei a oportunidade de ir pra casa da minha sogra, no interior de SP, onde eu havia comprado uma panela de aluminio bem bacana, justamente para esses ocasiões !



Olha ai a danada !!
Mas como nosso assado de tira está na churrasqueira, lindamente no ponto, vamos ao arroz ...


Tomates , cebola, alho, pimentões verde, vermelho e amarelos, salsa, cebolinha 


Linguiça Calabresa, Linguiça Toscana fresca desfeita, Bacon e Carne seca !


Vamos começar pelas carnes . Bacon na panela....


assim ...


Ele soltou a gordura, tire da paneça e reserve ....


Coloque a Calabresa picada em cubos...


Deixe els bem fritinha ...


E reserve...


 Vamos colocar agora a nossa Toscana Fresca desfeita,


E deixar tambem bem fritinha...


Com a colher, vá despedaçando ela , pra poder fritar 



Assim !



Percebam que o fundo da panela está bem sujo....assim que queremos ele !!!
Um fio de azeite e alho ....


 E cebola !
Assim vamos começar o nosso processo de limpeza da panela !!


Lindo !!!


Amigos, eu levei a minha carne seca pronta.
Já disse aqui que hoje vc encontra em açougues ou empórios, a carne seca já desfiada e dessalgada, que ajuda absurdos na nossa vida corrida. 
Se vc tiver tempo , compre o pedaço de seu gosto, dessalgue a carne e pique em pedaços , não vai se alterar nada !


E joguei a carne seca para descongelar e refogar novamente, agregando todo o sabor  que ficou na panela !

 

Um poquinho de água pra ajudar o vapor 


Coençando a se desprender...


E ai está, nossa carne seca desfiada !


Deliciosa !!!
Sim, ela está refogada com cebola, alho , tomate e cheiro verde !


Reservamos a carne seca, e deixamos a panela assim ....


Eu optei por fazer o arroz por partes .
Porque ?
Para que vc´s não corram o risco de queimar o arroz.
Normalmente esses pratos que vão muitas coisas na panela, tende a queimar o fundo antes de ficar pronto ....e pelamor perder tudo isso !!


Azeite na panela e alho ...


Cebola, que vem limpando o fundo e nos guardando todo o sabor ...


Assim !

E vamos começar a dar cor ao nosso prato ....os pimentões picados ...


fica lindo isso né...




Deixe refogar ...



E coloque o arroz !
Eu usei 03 copos ...


E vamos mexer...


Bem mexido e deixar dar uma " sapecada" , como diz minha linda Dona Ana!


Arroz sapecado ?


Água no bicho , para cada copo de arroz, 02 de água !


Um dica, não coloque sal .
Temo linguiças, bacon, carne seca... 


Tampe a panela e deixe cozinhar....


E numa panela a parte, vamos fazer um molhinho de tomates !
Se tivessemos colocado o tomate junto para fazer o arroz, ele queimaria no fundo da panela, então ...
Alho e azeite, dourou?


Picamos o bicho ... e..


Panela !

 
Passados alguns minutos, nosso arroz está quase no ponto ...


E vamos finalizar , colocamos a linguiça toscana....


Vamos incorporando ...


A calabresa...


Vamos mexendo ...


A Carne Seca ....



Nosso molho de tomates ...


E finalizamos com o Bacon para nos dar aquela crocância divina !


Cheiro verde fresco , na ponta da faça ...



E ai está amigos, nosso Arroz Carreteiro, na versão do Chef Fininho !



E acompanhando o nosso prato tipicamente Gaúcho, em lindo Assado de Tira !!!!


É indescritível o sabor ....


E é isso amigos !!!!
Espero que tenham curtido mais essa receita do Chef !!!
Douglas, espero que tenha chegado perto das suas expectativas !!!!
Um Brinde !
Chef Fininho !!!

2 comentários:

  1. Amigo Chef Fininho, você superou minhas expectativas, ficou muito lindo o arroz e estas tiras de Angus deram o toque final, combinação perfeita, fiquei com fome só de ver, deu vontade de comer direto na panela rs.
    Obrigado por atender meu pedido e feito dele um desafio resultando neste belissimo e apetitoso prato.

    Abraço!

    Mesquita

    ResponderExcluir
  2. Mesquita !!!
    Obrigado pelo elogio irmão !!!
    Ficou muito legal !!
    O desafio é sempre fazer algo que todo mundo consiga reproduzir com sucesso !
    Eu tentei usar toda a história do prato, e apenas mudar alguma coisa pra dar um toque com a minha cara !!!
    Obrigado irmão !

    ResponderExcluir

 
  • Chef Fininho © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes